10 Exercícios para o Cérebro que Impulsionam a Memória

 

Nós não apenas perdemos músculos ao longo do tempo – nosso cérebro pode atrofiar, também. Mais especificamente, a reserva cognitiva de seu cérebro – a sua capacidade de resistir a danos neurológicos devido ao envelhecimento e outros fatores sem mostrar sinais visíveis de abrandamento ou perda de memória – diminui ao longo dos anos. Isso pode torná-lo mais difícil de realizar tarefas mentais. Mas, assim como exercícios de levantamento de peso adicionam massa muscular para seu corpo e ajudam a reter mais músculo em seus últimos anos de vida, os pesquisadores acreditam que seguir um estilo de vida mantém o cérebro saudável graças à exercícios cerebrais regulares direcionados também para aumentar a reserva cognitiva de seu cérebro.

O cérebro saudável

Em um dos estudos mais detalhados sobre a conexão entre o estilo de vida e risco de demência, os pesquisadores descobriram entre os participantes que possuem vários comportamentos saudáveis, reduziu significativamente o risco de demência. O estudo de 2013, publicado na PLoS ONE, acompanhou 2.235 homens de 30 anos e mediu em cinco comportamentos de vida saudáveis: não fumar , IMC Ideal, alta ingestão de frutas e vegetais, atividade física regular e baixa à moderada ingestão de álcool. Os participantes do estudo que possuíam quatro ou todos os cinco comportamentos, a probabilidade de  desenvolver transtorno cognitivo e demência eram cerca de 60% menos dos demais.

Além de uma boa nutrição, exercício físico regular pode promover a saúde vascular  e auxilia a proteger o tecido cerebral. “O cérebro quer aprender coisas novas,” diz o Dr. Bender, notando que alguns pesquisadores acreditam que as pessoas são mais vulneráveis à demência quando prestam menos atenção às coisas ao seu redor. “Quando o cérebro está passivo, ele tem uma tendência a se atrofiar”, acrescenta. Por esta razão, atividades sedentárias e relativamente passivas, como sentar na frente de uma televisão por horas por dia, pode ser prejudicial para a saúde do cérebro ao longo do tempo.

10 exercícios do mundo real que trabalham Cérebro

No topo de uma dieta saudável e exercício físico regular, existem maneiras de dar o seu cérebro a sua própria rotina de treino – sem esvaziar sua carteira. Embora existem softwares para treinamento do cérebro a disposição, Em 2014  um estudo de revisão publicado na PLoS Medicine, pesquisadores australianos olhou 52 estudos diferentes sobre treinamento cognitivo computadorizado em um total de 4.885 participantes e descobriu que os jogos não são particularmente eficazes na melhoria do desempenho cerebral.

Os especialistas recomendam que aderir  às atividades do mundo real são é muito mais eficaz. Os exercícios para fortalecer a função cerebral deve oferecer novidade e desafio. “Qualquer sugestão boba pode  ajudar o cérebro a trabalhar, como por exemplo,escovar os dentes com a mão oposta “, diz David Eagleman, professor PhD, neurocientista e assistente no Baylor College of Medicine em Houston, Texas. O cérebro funciona através de associações (que é por isso que é mais fácil de memorizar letras de uma canção do que tentar lembrar as mesmas palavras sem música) :o, então quanto mais sentidos você envolver melhor. “

 

O seu jornal da manhã é um ótimo lugar para começar. “Os jogos simples, como Sudoku e palavras cruzadas são bons, bem como histórias em quadrinhos onde você encontra detalhes são diferentes de uma imagem para a próxima”, diz John E. Morley, MD, diretor da Divisão de Medicina Geriátrica e da Universidade de St. Louis autor de The Science of Staying Young. Além de jogos de palavras, Dr. Morley recomenda os seguintes exercícios para aguçar suas habilidades mentais:

  1. Teste a sua recordação – Faça uma lista – De itens de mercearia, coisas para fazer ou qualquer outra coisa que vem à mente e tente memorizá-la. Uma hora mais tarde, veja quantos itens você consegue se lembrar. Quanto maior numero de itens na lista mais desafiador e maior estimulação mental.

  2. Deixe a música tocar você – Aprenda tocar um instrumento musical ou participe de um coro. Estudos mostram que aprender algo novo e complexo ao longo de um longo período de tempo é ideal para uma mente saudável.

  3. Fazer matemática em sua cabeça – Resolva problemas matemáticos sem a ajuda de lápis, papel, calculadora ou computador, e porque não durante uma caminhada você pode ficar em forma com o corpo e a mente ao mesmo tempo. 😉

  4. Faça aulas de culinária – Aprenda a cozinhar uma nova cozinha Italiana, Tailandesa, Indiana… Cozinhar utiliza uma série de sentidos: olfato, tato, visão e paladar , que todos envolvem diferentes partes do cérebro.

  5. Aprenda um novo idioma – O escutar e ouvir estimula o cérebro. Além do mais, um vocabulário rico tem sido associada a um risco reduzido de declínio cognitivo .

  6. Crie figuras de linguagem – Visualize a ortografia de uma palavra em sua cabeça, em seguida, tente e pensar em outras palavras que começam (ou terminam) com as mesmas duas letras.

  7. Desenhe um mapa da memória –  Depois de voltar para casa de visitar um lugar novo, tente traçar um mapa da área, repita este exercício cada vez que você visitar um novo local.

  8. Desafie o seu paladar – Quando comer, tente identificar componentes individuais em sua refeição, incluindo ervas e especiarias com toques sutis.

  9. Refine suas habilidades olho-mão – Crie um novo hobby que envolva habilidades delicadas e minuciosas, tais como tricô, desenho, pintura, montagem de um quebra-cabeça, etc.

  10. Pratique um novo esporte – Comece a fazer uma atividade física que utilize a mente e o corpo, como yoga, golfe ou tênis.

Logo as pessoas vão perceber que podem tomar medidas para manter seus cérebros saudáveis, assim como prevenir doenças cardíacas, com certas ações, diz Bender. 

Coloque em pratica estas dicas e com certeza terá um envelhecimento cerebral mais saudável.

Autor – Linda Melone

Tradução e Adaptação – Tico De Tudo

#GoodVibes #CérebroSaudável #VocêPode

 

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