O Cheiro Das Lembranças

Sabe quando você sente algum cheiro e logo associa a algum acontecimento ou a alguma pessoa? Cheiro de Natal sempre quando tem uma carne assando no forno ou perfume de Agua fresca que minha mãe usava ou até algum cheiro que você não sabe bem o que é mas logo sua caixinha de lembranças é ativada…  Então chamamos isso de memória olfativa, , misto de sensações físicas e psicológicas. Física pois na primeira vez que sentimos um cheiro, o cérebro faz uma associação entre o olfato e um local, uma pessoas ou um momento e psicológica quando a lembrança associada ao cheiro, sentido e já armazenado, invoca  uma sensação.  A ligação entre o sistema olfativo e o cérebro é tão grande, que a reação é imediata.

Mais do que apenas se lembrar ao que se refere aquele cheiro, é lembrar-se porque aquele cheiro tem importância na sua vida. Toda vez que sinto cheiro de tinta fresca lembro me de quando eu tinha uns 16 anos, 😮 tem um tempão kkk e era fim de ano que é bem comum as pessoas pintarem as casas para o natal 🙂 e tive de ir dormir na casa da minha tia porque sempre sofria de asma e bronquite e o cheiro forte ia piorar ainda a mais as crises. O curioso é sempre relembrar , não do cheiro, mas do vestido que usava no dia.

Ainda para os mais sensíveis tem ocasiões de ser ver uma fotografia e já se lembrar dos cheiros daquele momento. 😮 Incrivel né!!

Claro, nem tudo são rosas, há lembranças ruins associadas a cheiros, como o odor de certas flores que podem trazer recordações de velório e coisas do tipo. E como a agradabilidade de odores não é padronizada, uma coisa pode ser boa pra mim e ruim para você. Por exemplo, eu simplesmente detesto o cheiro de chá de erva cidreira, é só alguém começar a ferver a tal erva que eu que me lembra coisas velhas em um porão.  Mas se você curte um bom chá de erva cidreira não se preocupe é só mais um dos mistérios da nossa individualidade.

E você, tem algum cheiro que te lembra algo? Me conta!? Cuidado com a resposta!!! 🙂

Deixe um comentário

