Terapia do Riso – Sorrir Altera Literalmente Sua Saúde

Sorrir, brincar e rir; alguns dos nossos momentos mais alegres podem ser explicados pela forma como o riso afeta nossa saúde. 🙂 🙂 Algumas pessoas têm risos altos e contagiosos, algumas bufam, e algumas sorriem delicadamente e cobrem suas bocas.

No corpo, o riso não é nada mais do que uma contração repetida do diafragma, localizado abaixo dos pulmões. Você pode rir de uma piada ou uma memória engraçada, ou ver alguém caindo em um vídeo engraçado. Estes são os estímulos externos que o levam a reagir com humor.

Médicos explicam como sorrir pode mudar sua saúde

Às vezes o riso é algo que fazemos acidentalmente. Temos a capacidade de nos envolvermos no riso voluntária e involuntariamente. O riso involuntário é emocionalmente conduzido e pode vir mesmo quando estamos sentindo medo ou raiva. Ele também é chamado de riso nervoso.

O ato de rir pode mudar o seu humor rapidamente, o que é uma das maneiras que os médicos explicam como rir pode mudar a sua saúde. Humores negativos podem ser mudados para positivos, que são melhores para a nossa saúde.

1.Reduzem o impacto da dor

Centros de Tratamento do Câncer da América usam a terapia do riso para com os pacientes que estão em tratamento para o câncer. Eles explicam a terapia e sua eficácia desta forma:

‘Durante anos, o humor foi usado na medicina. Cirurgiões usavam o humor para distraírem os pacientes da dor desde antes do século XIII. Mais tarde, no século XX, veio o estudo científico do efeito do humor no bem-estar físico. Créditos a Norman Cousins. Depois de anos de dor prolongada por uma doença grave, Cousins afirma ter se curado com um regime inventado por ele mesmo a base de riso e vitaminas. Em seu livro de 1979, Anatomia de uma doença, Cousins descreve como assistir a filmes de comédia o ajudou a se recuperar.”

O riso é uma boa diversão, pois os pacientes são incapazes de se concentrar em sua dor, enquanto experimentam terapia do riso. Os sentimentos positivos que o riso dá para pacientes com câncer pode durar horas.


2.Saúde do coração e vasos sanguíneos

Pesquisadores que estudam os efeitos do riso sobre a nossa saúde dizem que sorrir tem efeitos benéficos sobre a pressão arterial e tônus vascular. Eles também dizem que as endorfinas são liberadas pela glândula pituitária quando rimos.

As endorfinas ativam os receptores de opiáceos, que por sua vez produzem óxido nítrico. O óxido nítrico ajuda a proteger as células do coração e é também responsável pela abertura dos vasos sanguíneos.

O óxido nítrico produzido como um subproduto de sorrir pode mudar a sua saúde, reduzindo o acúmulo de placas nas paredes das artérias que podem levar a ataques cardíacos e derrames. Os pesquisadores também descobriram que o riso reduz a inflamação vascular. Os cientistas dizem que ‘o riso jovial pode servir como um veículo útil e importante para a promoção da saúde vascular.’

3.Melhora da saúde mental

Depressão, ansiedade e frustração são todas emoções negativas que podem ser amenizadas pelo riso. Se você está experimentando uma emoção negativa, tente rir da situação ou até mesmo de sua própria reação. Quanto menos você se prender a emoções negativas, menos estresse mental e emocional terá, e essa é outra maneira através da qual sorrir podem mudar a sua saúde, de acordo com médicos.


4.Promove bem-estar social

As pessoas raramente sorriem quando sozinhas, por isso parece que, a fim de obter alguns bons risos, você tem de procurar a companhia de alguns amigos bem-humorados. O riso pode melhorar seus relacionamentos românticos, porque associamos os bons sentimentos à pessoa com a qual estamos sorrindo.

A natureza social do riso significa que estamos nos conectando de forma positiva com os outros quando rimos. Conexões significativas com outras pessoas são importantes para completar a nossa saúde e bem-estar.


5.Impulsiona a imunidade

Como já mencionado, o riso ajuda com a inflamação nos vasos sanguíneos. Doenças inflamatórias estão se tornando mais amplamente estudadas. É possível que, se o riso pode reduzir a inflamação nos vasos sanguíneos, também possa ajudar com outras doenças inflamatórias.

Rir pode mudar a sua saúde de outras maneiras que melhoram a imunidade. Uma pesquisa mostrou que ver filmes de comédia pode aumentar os níveis sanguíneos de interferão nos participantes do sexo masculino do estudo.

Os interferões são proteínas de sinalização no corpo, e são produzidas para combaterem doenças. Vírus em particular, são suscetíveis a serem mortos pelo poder do aumento imunológico dos interferões. Elas ajudam o corpo a ativar uma série de combatentes do sistema imunitário como macrófagos e células assassinas naturais e contribuem para a produção de antigênicos.

Os pesquisadores dizem que “interferões tornaram-se uma linha de farmacoterapia em infecções virais, carcinomas sistêmicos, hepatite B e C, além do desenvolvimento de medicamentos antirretrovirais.” Um médico pode prescrever um medicamento para combater a sua doença, e rir com os amigos é uma solução alternativa para mudar sua saúde para melhor!

Bora Rir para melhorar a saúde!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s