Motos – As Princesas do Asfalto

Se você assim como eu adora passear na garupa da Moto do seu Boi Magia em um dia ensolarado… Mas só conhece o nome do modelo da moto do rapazinho que entrega pizza 😮 … Conheça alguns tipos das princesas do asfalto!!

Ciclomotores

Motos que possuem menos que 50cc e são capazes de chegar até 50Km/h. Não é preciso habilitação para pilotá-las, apenas uma ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotores) e ter mais de 18 anos.

ciclomotor (Custom)

Motociclos

Motos com cilindrada superior a 50cc e velocidade máxima superior a 50km/h

motociclo (Custom)

Scooter ou Vespa

São veículos de duas rodas, com motor, no qual o piloto apóia os pés na frente do tronco, diferente das motocicletas comuns, nas quais as pernas ficam ao lado.

Não é necessário utilizar os pés para trocar as marchas e geralmente possuem câmbio automático.

Honda Lead 100
Honda Lead 100
Quer uma carona?

Motos esportivas

As minhas preferidas. Possuem carenagem, pneus largos, quadros feitos com materiais leves, design futurista e mecânica com desempenho excelente. Geralmente possuem motores com mais de 600 cilindradas (mas recentemente existem várias com 250 ou 300), o que ocasiona uma maior aceleração alta velocidade.

Yamaha YZF R1
                                                                       Yamaha YZF R1

Motos Custom

São motos que priorizam o conforto ao invés da velocidade. Motos estradeiras com altura baixa do banco, pedaleiras avançadas e tanque grande e paralelo ao chão. Tudo isso proporciona uma posição confortável de pilotagem, já que o piloto fica com os pés para a frente, costas para trás e geralmente apoiadas em encostos.

A maioria das peças é no estilo das motos antigas, com peças cromadas, alforjes em couro e geralmente possuem um design parecido com as motos americanas dos anos 50 e 60.

Harley Davidson 1200                                                               Harley Davidson 1200

 Roadsters

São motos que possuem foco na aceleração e maneabilidade. Não possuem carenagem e são destinadas principalmente para as cidades. Claro que podem ser utilizadas em viagens, mas a ausência de carenagem faz que o condutor fique exposto à pressão do vento.

Atualmente estão ficando ainda mais esportivas, com motores e aceleração superiores.

Suzuki MZ 1000 ST
Suzuki MZ 1000 ST

Chopper

Garfos longos, muitas cores, cromadas e sem freio dianteiro.   O tanque é alto na frente e baixo atrás, formando uma linha com o eixo da roda traseira. A maioria não tem amortecedor traseiro e muitas possuem motores Harley Davidson de 1200cc.

A ideia é retirar tudo que não seja necessário em uma moto, por isso, a maior parte delas não possuem banco para o garupa, paralamas dianteiros nem alforges.

chopper (Custom)

Naked

Como o próprio nome diz – naked significa “pelada” em inglês -, não possuem carenagem. Possuem bom desempenho, uma posição de pilotagem menos “deitada” e guidão mais alto que as esportivas, o que causa um maior conforto para a pilotagem nas cidades.

São ideais para as cidades e apresentam bons desempenhos nas estradas, tirando o fato de não possuírem proteção contra o vento.

Agusta Brutale 920

Agusta Brutale 920

Off-road

Possuem diversas variantes como motocross. supercross, cross-country, trail, enduro e raids. Possuem pneus específicos para terrenos de terra e as rodas são maiores, o que facilita passar por obstáculos. A suspensão são mais altas em relação ao solo para absorver impactos, não transmitindo para o piloto.

Têm um visual despojado sem acessórios que possam ser facilmente quebrados e rápidas acelerações .

Entre as variantes, estão as Big Trails, que podem ser utilizadas em viagens longas que possuem trechos off-road. Possuem tanque de combustível grandes e pensu de uso misto.

E não vamos esquecer da Motocross, claro. São aquelas vendidas sem lanternas, espelhos, piscas e outros acessórios obrigatórios para a pilotagem nas cidades.

offroad (Custom)

off road (Custom)

Motard

“Motard” significa motocicleta em francês. Possuem estilo off-road, diversas cilindradas e motores, pneus e rodas de motos street.

bimota db10
bimota db10
bimota db10
bimota db10

Supermotard

São motos trail, com alta cilindrada, ciclística esportiva e rodas grandes com pneus esportivos.

Honda FMX650
Honda FMX650

Pocketbikes

São mini-motos com alta performance, voltadas para os adultos. Geralmente possuem 13 cavalos e aguentam peso de até 110Kg. Possuem tanque de combustível de 1 litro e podem até ser carregadas nas mãos.

pocket-bikes (Custom)

pocket2 (Custom)

Street

Motos feitas para a cidade. Oferecem conforto, mobilidade, desenho simples, banco para garupa e poucos acessórios. A posição de pilotagem é sentada e possuem geralmente 125cc, com velocidade máxima em torno de 110 Km/h. Mas existem variações com 150, 200, 250 ou até mais cilindradas.

YBR 125 Factor
YBR 125 Factor

Underbone

Menores que as street, possuem geralmente câmbio semi-automático, baixo desempenho, manutenção, consumo e cilindrada (abaixo de 125cc). Possuem velocidades máximas em torno de 100 Km/h e acelerações menores.   O foco é economia e praticidade.

Yamaha Jupiter Z
Yamaha Jupiter Z

Baby

Não possuem amortecedor traseiro, têm centro de gravidade baixo, pinturas peculiares – já que eram utilizadas até 14 camadas de tinta, e possuem aparência rústica.

Indian Chief Dark Horse

Indian Chief Dark Horse

Sei que faltam inumeros tipos, me dê sua contribuição!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s