As Doenças Que Mais Atingem os Homens

Não é segredo que os homens cuidam menos da saúde do que as mulheres. Segundo estudos, os homens vão menos ao médico e fazem menos exames preventivos. O resultado é que as doenças são descobertas muito tarde, ficando mais difícil de combatê-las.

Esse pode ser um dos motivos das mulheres viverem mais do que os homens, sendo que a cada três pessoas que morrem na fase adulta, duas delas são homens. O homem vive cerca de 7,6 anos a menos que a mulher.

Dentre as doenças mais comuns nos homens, que podem levar a morte, podemos destacar:

Doenças do coração

Biologicamente os homens têm mais chances de terem doenças cardiovasculares do que as mulheres, juntando isso com a falta de exames preventivos e a falta de cuidados com a saúde, temos uma grande causa da mortalidade dos homens por esse tipo de doenças.

As doenças cardiovasculares geralmente são causadas pelo acúmulo de gordura nas artérias, dificultando a passagem do sangue. Na maioria dos casos elas aparecem por causa da má alimentação, do sedentarismo, do aumento da pressão arterial e do colesterol no sangue.

Para exemplificar podemos dizer que gordura atrai gordura e no coração, naturalmente, já há uma grande camada dela. Dessa forma, sempre que é consumida, ela irá para os lugares do corpo onde já tem gordura, por isso, os alimentos gordurosos são tão prejudiciais.

Obesidade

A obesidade entre os homens cresce a cada ano de uma forma absurda e é responsável por muitas doenças que podem levar a morte, como as doenças do coração, gota, apneia do sono, entre outras.
A falta de exercícios físicos e a má alimentação, com excesso de alimentos com açúcar e gorduras saturadas, ao longo do tempo, podem levar a esse estado e prejudicar a vida dos homens.

Câncer de próstata

Essa é uma das doenças que mais atingem os homens no Brasil. O câncer de próstata é visto como uma doença congênita (genética), mas os maus hábitos também podem fazer com que ela apareça.

Vamos pensar da seguinte maneira, se você tem mais probabilidade de ter uma doença, é preciso que você faça de tudo para que ela não apareça, ou pelo menos demore a aparecer. Por isso é muito importante cuidar da saúde quando se trata de doenças congênitas.

Tenha em mente que não é só porque há uma probabilidade de ela aparecer (por ter casos na família), que ela irá aparecer, mas você precisa se prevenir desde cedo. A prevenção evolve exames preventivos e uma boa qualidade nos hábitos alimentares

Câncer de pulmão

O câncer de pulmão está relacionado com o tabagismo. Os homens fumantes possuem uma expectativa de vida de 5,03 anos menor do que os que não fumam e vivem 2,5 anos menos do que os ex-fumantes.

As taxas de morte masculina por doenças tabaco-relacionadas têm altos índices (81% de mortes por câncer de pulmão) e não parecem diminuir com o tempo, tendo pequenos aumentos.

O interessante é que as principais causas de mortes nos homens podem ser prevenidas com exames a modificações de hábitos alimentares e comportamentais (como diminuir a bebida e evitar o tabaco).

O grande problema é que os homens ainda não estão acostumados a ir ao médico e fazer exames preventivos, deixando que as doenças apareçam e se instalem, dificultando a melhora. A maioria das doenças, quando percebida com antecedência, podem ser mais facilmente tratadas.

Aprender a prevenir, no lugar de tratar, pode fazer uma grande diferença no futuro quando pensamos na mortalidade masculina.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s